Videoteca

A história das coisas (Annie Leonard)
  
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. Aborda o ciclo de vida do produto da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas (Fontes: You tube e História das Coisas versão Brasileira - sununga.com.br).


Ilha das Flores (Jorge Furtado)
 
Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. O filme foi realizado com o apoio de Kodak do Brasil, Curt-Alex Laboratórios e Álamo Estúdios de Som. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos (Fontes: You Tube; Wikipédia).


A história da água engarrafada (Annie Leonard)
A despeito da depredação do meio ambiente, a indústria da água engarrafada, criou seu nicho de mercado ao nos convencer que água natural é aquela que é vendida em garrafas. Foi extremamente bem sucedida ao criar esse posicionamento mental na cabeça da maioria dos habitantes dos grandes centros urbanos do planeta. A proposta de Annie, com este vídeo de oito minutos, é de estimular o consumo de água da torneira (Fontes: You Tube, Videos educativos UOL, Coluna Zero).


O veneno está na mesa (Silvio Tendler)
O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio (Fonte: You Tube, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável).




A enseada - The cove (Louie Psihoyos, O'Barry Richard)
A Cova é um exemplo surpreendente de jornalismo investigativo com o coração de um thriller de ação. Liderados por Louie Psihoyos, líder da Sociedade de Preservação do oceano, e O’Barry Richard, uma autoridade reconhecida internacionalmente em matéria de formação de golfinho, o filme segue uma equipe de mergulho de alta tecnologia em um missão de descobrir a verdade sobre o Programa Internacional de capturar o comércio praticado em Taji, Japão, a equipe descobre como esta pequena aldeia costeira serve como um microcosmo massivo horripilante de crimes ecológicos acontecendo. Veja na integra: http://www.youtube.com/watch?v=jjMCPMvL8BA (Fonte: You tube)


Comentários

Postagens mais visitadas