Edifício de 30 andares construído em 360 horas

Foi na província de Hunan, China que o um edifício de 30 andares foi construído em exatas 360 horas, ou seja, em 15 dias. Essa façanha somente foi possível graças às tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela Broad Sustainable Bulding

Este empreendimento de 17.000 m2, utilizou 333 blocos pré-moldados, 200 operários em 3 turnos diários. Os blocos externos possuem 15 cm de espessura onde possuem um sistema de isolamento que ao mesmo tempo recupera calor poupando energia luminosa. Por terem sido fabricadas sob medida, os blocos reduziram o tempo de obra.

Xian Min Zhang, dono desta companhia, divulgou um vídeo time-lapse desta construção. Será um hotel chamado T30 Hotel localizado em Dongting Lake. Tem a categoria de 5 estrelas e inaugurou em 18 de Janeiro deste  ano.

Zhang explica "precisamos acelerar o nosso pensamento ambiental. Precisamos de edifícios como este em toda a China. Em 2013, vamos construir 20 edifícios e até 2014, vamos ter até 50 edifícios. China é 2-40 vezes mais poluído do que a Europa e que está prejudicando a nossa saúde isto irá compensar os benefícios econômicos do nosso crescimento".

Para os chineses, o T30 funciona como um cartão de visita para vender sua tecnologia de construção a jato para outros países. Ao todo, já foram erguidos doze prédios pelo sistema de encaixe modular, onze na China e um no México. O T30 é o maior deles. Os prédios dos chineses erguidos em tempo recorde produzem apenas 0,5% do entulho criado pelos métodos convencionais de construção. Além disso, consomem um sexto do material. No T30 foram usadas, por exemplo, 1620 toneladas de concreto. Um prédio comum, do mesmo porte, consome 12000 toneladas. O hotel T30 tem ainda trinta tipos de mecanismo destinados a economizar energia, desde lâmpadas de LED até paredes e janelas com isolamento térmico para refletir a luz do sol, o que permite reduzir o uso de ar-refrigerado no verão. Além de econômico e mais sustentável, o prédio é seguro e preparado para resistir a um terremoto de magnitude nove na escala Richter.

 

Fontes

30-storey prefab tower constructed in 15 days. World Architecture News.

Prédio de 30 andares é construído em 15 dias graças a tecnologias sustentáveis. SWU

SALVADOR, Alexandre. 30 andares em 15 dias. Veja, SP. Portal Interjornal.



Comentários

Postagens mais visitadas